Projeto de intervençaõ
Projeto de Intervenção Comunitária para a Violência Familiar no Bairro Dom Miguel na cidade de Rio Verde.
Introdução:
A violência, como atividade humana, pode apresentar-se na família e na sociedade em geral, onde o homem se interrelaciona e atua constantemente. Desde as suas origens até à atualidade, a violência tem sido um fenômeno intrínseco na história do ser humano. Sendo assim, não deixa de ser diferente na Comunidade Dom Miguel de Rio Verde Goiás onde tem sido difícil identificar a violência familiar, cuja história se baseia numa repetição constante a cada vez mais destrutiva de atos violentos. O nosso trabalho pretende intervir neste problema relacionado com a família, mediante um programa psicoeducativo.
Objetivos:
Objetivo geral:
Geral: Desenhar um projeto de intervenção comunitária dirigida a aspectos preventivos da violência familiar.
Objetivos específicos: * Identificar fatores que caracterizem as famílias com problemas de violência familiar e que possam considerar-se em risco dela. * Elaborar um plano de medidas de intervenção comunitária para as famílias com problemas de violência familiar.
Justificativa:
Este trabalho visa atender a exigência do curso de Psicologia especificamente da disciplina de Psicologia Comunitária para ampliar conhecimentos enquanto estudantes e comprometidos com uma sociedade melhor, onde o índice de violência diminua e consequentemente as famílias vivam em maior harmonia.
Devido ao alto índice de violência familiar e por ser um problema que acomete ambos os sexos , consideramos de suma importância e relevância a elaboração desse projeto de intervenção para que as vítimas de violência familiar melhorem sua auto-estima, ansiedade devido ao fato de o agressor acusar a vítima de ser responsável pela agressão a qual acaba sofrendo de uma grande culpa e vergonha.
Metodologia:
Realizou-se uma investigação feita através de um questionário aplicado durante aproximadamente 40 dias