Projeto de Intervençao
Produto da ação humana contém uma intencionalidade marcada pela historicidade social, pela produção humana da vida material e cultural.
Um Projeto de Intervenção está relacionado à ideia de projetar a intencionalidade da ação humana.
Ao pensar um Projeto, é necessário retomar a inerente relação entre homem, trabalho e educação. É nessa relação que surge a intencionalidade.
O homem, diferentemente de qualquer outro animal, que se adapta à natureza, faz o contrário, adapta a natureza à sua necessidade. Pelo trabalho, o homem edifica a sua natureza. Nesta perspectiva, Saviani (1991, p.7) diz que
A natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida sobre a base da natureza biofísica. Consequentemente, o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.
É sob essa ótica que pensamos um Projeto de Intervenção Pedagógica.
Incomoda-me o péssimo estado em que se encontra o Colégio JC, onde leciono. Espaços sujos, portas e carteiras quebradas, quadra e entorno em meio a matagal. E esse incômodo se agrava em demasia por ser oferecido, nessa UE, o Curso formador de Técnico em Meio Ambiente.
Necessário e urgente a realização de um projeto que garanta que a UE incorpore em sua metodologia a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido. E de forma participativa. Sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, atuar, modificar-se no e ao fazer.
Envolvendo todas as áreas, garantirá, na prática, uma atitude positiva a uma grande demanda na área educacional, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.