Projeto de intervensão escolar
JUSTIFICATIVA: A elaboração deste Projeto se deu porque eu acredito na parceria entre os pais e a escola, e que é através do estímulo a esta união que podemos contribuir para uma comunidade mais participativa e com isso melhorar a qualidade da educação como um todo, especialmente de nossas crianças.
OBJETIVO GERAL: Reconhecer que educação começa em casa onde os professores são os pais. Conscientizar que a família no ambiente escolar contribui ativamente para o processo ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Valorizar a família dentro do ambiente escolar; Estimular o rendimento e o comportamento escolar e Promover a interação entre os pais e a comunidade escolar.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Atualmente a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da interação desse trabalho em conjunto, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem do educando/filho, os quais contribuirão na formação integral do mesmo.
Nesse sentido, é importante citar Içami Tiba (1996, p.140) que diz: "O ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno".
Para Gokhale (1980), a família não é somente o berço da cultura e a base da sociedade futura, mas é também o centro da vida social. A educação bem-sucedida da criança na família é que vai servir de apoio à sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto. A família tem sido, é e será a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas. Assim, pode-se dizer que as crianças precisam sentir que fazem parte de uma família. Segundo Lancam a importância da primeira educação é tão grande na formação da pessoa que podemos compará-la ao