Projeto de Inserção
Tema: Inserção
Nome: Olá. Tudo bem? Vamos brincar?
Justificativa:
Na creche e na pré-escola, os principais períodos de adaptação da criança, da família e do educador ocorrem quando a criança entra na creche, quando muda de turma e quando ela sai da instituição. (Ferreira, Vitoria e Goulardins, p. 47)
O ambiente escolar é um mundo novo que se abre na vida da criança, e já nesse momento ela passa a conviver com um grande número de adultos e crianças em um ambiente novo. O processo de inserção ocorre não só para a criança, mas também para os pais, que passam a ver o cuidado e a educação de seus filhos de outra forma, sem esquecer de ressaltar a importância da família conhecer o trabalho desenvolvido pela creche para que assim ela fique mais tranquila e confiante, sendo que isso, pode começar a ser estabelecido nos primeiros dias de inserção, e para os profissionais da instituição. Por isso é preciso que todos caminhem juntos e estabelecem parcerias para que esse processo ocorra de maneira mais amena e satisfatória. Pois, de acordo com Oliveira (2001):
Um relacionamento positivo entre educadores e famílias é algo a ser constantemente conquistado, sendo que nos primeiros contatos das famílias e das crianças com a escola, aqueles que trabalham nela devem procurar propiciar um clima favorável e tranqüilo. E para que isso ocorra de forma plena é preciso que todos estejam atentos aos horários de chegada e de saída, uniforme, lanche, dia do brinquedo, pedidos, recomendações, normas e demais encaminhamentos. Também é preciso lembrar que o choro faz parte desse processo e que enviar objetos que sejam comuns para as crianças no ambiente familiar facilita muito o trabalho da professora.
No processo de adaptação, podemos dizer que saber esperar e saber confiar são expressões verbais que trazem sucesso. (Maia e Alencar, p.6)
No processo de inserção da criança também é preciso levar em consideração a realidade em que ela vive dentro de sua