Educação ambiental: a inserção no Projeto Político Pedagógico nas escolas do Distrito de Mosqueiro
A Lei 9.795, de 28 de abril de l999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, pôs o Brasil na vanguarda, no que se refere à defesa do meio ambiente e à promoção de políticas ambientais, pois a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente de educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
Mais especificamente, em relação às escolas públicas de educação básica, a temática ambiental apresenta dificuldades para sua implementação, haja vista que existe uma clara confusão relacionada a conceitos e metodologias a serem aplicadas, somando-se a isso a ausência de debates mais amplos referentes ao tema.
Podemos também considerar como um dos grandes problemas para que a educação ambiental seja implementada de maneira eficiente é a precariedade na formação escolar inicial e, também, continuada por parte dos educadores.
Com o propósito de possibilitarmos uma rica oportunidade para se debater e discutir, de maneira consistente e segura a educação ambiental, é que procuramos desenvolver o presente trabalho de pesquisa. Consideramos aspectos históricos, documentais e pedagógicos, que estão relacionados à educação ambiental e ao meio ambiente.
Procuramos fazer um breve relato histórico, analisando de forma crítica as atividades antrópicas e seus efeitos na qualidade ambiental e na sobrevivência do ser humano no Planeta. Discorreremos, também, sobre as iniciativas tomadas por parte da sociedade civil organizada e, também, pelas organizações internacionais, com o intuito de impedir a contínua degradação do ambiente natural e social.
No primeiro capítulo, procuramos abordar os principais acontecimentos históricos relacionados à Educação Ambiental em nível mundial, fazendo também, uma breve análise do processo.
Com a intenção de desenvolver a consciência ambiental em âmbito