Projeto de gerenciamento de disperdiçios
Jaru
2014
Mirian Reinoso Sobral
Educação Ambiental
Jaru
2014
Introdução
A água é um dos recursos naturais mais valiosos com que conta a humanidade. Por isso, não deve ser desperdiçada. As práticas de economia da água que utilizamos diariamente contribuem para a utilização de forma mais racional de um recurso escasso, tanto que muitos habitantes da Terra não podem desfrutá-lo em suas casas. Ao mesmo tempo, permite colaborar com a qualidade dos serviços de saneamento ao aliviar sua carga de trabalho e diminuir os gastos dentro de casa.
Objetivos
Conscientizar minha família sobre o uso adequado da água e luz;
Reduzir os gastos de água e luz.
Referencial teórico
A Terra é possui cerca de 97% de água, porém grande parte deste percentual é de água salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras e são inacessíveis e, menos de 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos, e que em sua maioria estão contaminados. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade neste conjunto de coisas. Mas, como não poderemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia. Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia?
São cerca de 250 litros: banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe. Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso.
O que significa este uso racional? É ser econômico no uso. Para nós, consumidores, mais dinheiro no bolso. Sim, a conta de água, no final do mês, será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.
Por onde começamos? O primeiro passo é identificar onde utilizamos água. Depois decidir sobre o que fazer para