Projeto de ensino colorteca
Tema: A importância do estudo do solo no ensino fundamental e a conscientização da sua preservação para a manutenção da vida.
Público Alvo: Crianças do 5º ano (ensino fundamental) da rede regular de ensino.
Introdução
O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da ação conjunta de agentes externos: chuva, vento, umidade, calor sobre as rochas que depois é enriquecido com matéria orgânica (restos de animais e plantas). O estudo do solo permite ao homem cultivar vegetais adequados ao consumo e também evitar danos na natureza como, por exemplo, evitando fazer construções onde o solo não suportaria. Quando se estuda o solo, se entende a sua formação, o que também ajuda a entender como se vivia tempos atrás em um determinado lugar. Existem diversas espécies diferentes de solo, as quais variam conforme a sua composição. Entretanto, alguns elementos estão presentes em toda a sorte de solo. São eles a argila, areia, húmus, e o calcário misturado. Conforme variam as quantidades dessas substâncias, o tipo de solo varia também. A cor do solo é considerada, por muitos pedólogos (profissionais que estudam o solo), um dos atributos morfológicos mais importantes. Os solos podem apresentar cores variadas, tais como preto, vermelho, amarelo, acinzentado, etc. Essa variação irá depender do material de origem como também de sua posição na paisagem, conteúdo de matéria orgânica, e mineralogia, dentre outros. A partir de amostras de solos de diferentes cores, analisaremos as características e propriedades do solo, como sua importância para o meio ambiente e seres vivos, principalmente o homem.
Justificativa
O estudo científico do solo, a aquisição e disseminação de informações sobre o papel que o mesmo exerce e sua importância na vida do homem, são condições primordiais para sua proteção, conservação e garantia da manutenção de um ambiente sadio e sustentável. Apesar de sua importância, o