Projeto de Ensino 1
A palavra recreação provém do verbo latino recreare, que significa recrear, reproduzir, renovar. Alguns autores se equiparam ao descrever em suas literaturas que, a recreação é a atividade física ou mental a qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer suas necessidades de ordem física, psíquica e social, de cuja realização lhe advém o prazer.
1.1 A recreação
"A recreação é tudo quanto diverte e entretém o ser humano e que envolve ativa participação. Emprego de energia que emana de impulso interno, mas também condicionado a estímulo externo." Gouveia (1963)
Tratando assim, podemos dizer que o ato de brincar na recreação tem uma influência sobre a criança ou aluno, que provém do conhecimento, desenvolvimento e procedimentos do professor ministrante e de seus auxiliares. A criança capta tudo aquilo que a cerca, sejam as condutas, sejam as probabilidades oferecidas ou até mesmo o próprio comportamento e contentamento. Aspectos que resultarão na resposta final do aluno à proposta apresentada inicialmente, com todas as probabilidades da imaginação do mesmo.
1.2 A socialização e a cooperação "No jogo cooperativo cada aluno é responsável por contribuir com o resultado bem-sucedido do jogo. Isso faz com que os alunos se sintam co-responsáveis e co-participantes. Logo, o medo de ser rejeitado pelos outros é eliminado, aumentando o desejo de se envolver, fazer parte do grupo." Soler (2003)
O papel socializador dos jogos e brincadeiras nas escolas pode ser uma opção para propiciar novas formas de relações igualitárias. As aulas lúdicas servem para orientar a percepção da competição pelos alunos, e demonstrar que não é só a concorrência que nos faz evoluir. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum. A agressão física é totalmente eliminada, cada participante estabelece seu próprio ritmo, todos se enxergam como importantes e necessários dentro do grupo. Aumentando a confiança e auto-estima, como nos jogos cooperativos.