rel gio comparado
JOSÉ THIAGO DE SOUZA COSTA
METROLOGIA
RELÓGIO COMPARADO
Ponta Grossa
2015
Introdução
O relógio comparado é um instrumento de medição, com grande sensibilidade utilizando a comparação de medidas de peças, verificando excentricidade, empeno, furos, alinhamento, com efeito de comparação.
O relógio comparado
Dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato.
Seu uso é indispensável para fabricação mecânica e outras áreas da engenharia, que requer precisão nas peças.
Figura A1
A escala maior no mostrador está dividida em 100 partes (0 a 100). A cada volta completa do ponteiro ocorre uma volta de outro ponteiro denominado contador de voltas, que registra quantas voltas o ponteiro principal efetuou, portanto, milímetros inteiros.
Quando o ponteiro gira para o sentido horário, o que o ponteiro registra vai ser uma diferença positiva, o que dizer que a peça que está medindo está com dimensão maior. Se o ponteiro, de volta sentido anti-horário, a peça tem dimensão menor estabelecida.
Para efeito de medidas sem erro, é aconselhável usar o relógio comparado com uma base de apoio, livre de desnivelamento e tremedeira.
Relógio comparado de profundidade
Figura B1
Existe, outros tipos de relógios comparadores para outros fins, como esse na figura B1.
Onde no canhão está instalado uma base, e no meio se encontra o fuso e o ponto de contato, com a base a poiada na peça, é capaz de saber a profundidade. Conforme o seu uso, existe vários tamanhos de fuso para a profundidade a ser medida.
Relógio comparado de espessura
Figura C1
Relógio comparado de espessura, tem uma base onde indica o seu limite, conforme tamanho da peça a ser medida, essa dimensão entre a base tem que ser maior para se adequar a medição. Esse relógio comparado é bastante requisitado para comparação das medidas de chapas.
Relógio comparado de digital
Figura D1
O relógio comparado