O impacto da qualidade do ensino médio em relação ao ingresso ao ensino superior
Uma análise do cenário atual do ensino médio em contraste com uma proposta de melhoria na qualidade e definição de incentivos
Resumo
Esse artigo discute sobre o tema Educação, especificamente o ensino médio da rede de ensino pública e suas ações de incentivos aos alunos a ingressar no ensino superior.
Hoje no Brasil se vivencia um cenário onde se cria uma dúvida sobre a permanência dos alunos do ciclo médio nos bancos escolares, é fato que há desinteresse por parte dos alunos, seja por experiências, relações e conhecimento até pela realidade em que estão inseridos.
O desafio é programa uma carta currículo onde o aluno tenha interesse pelo estudo e ao mesmo tempo comece a conhecer o mercado de trabalho. Alguns dados colhidos durante o trabalho revelaram que a cada 100 alunos que terminam o fundamental com a idade correta, 83 vão para o ensino médio, destes 47 terminam em três anos. A isso soma- se que de 100 alunos, apenas 23 concluem do fundamental ao médio no período correto.
O trabalho expõe algumas hipóteses de porque não há interesse dos alunos em continuar estudando após o término do ensino médio. Ao longo do trabalho a partir do recolhimento de informações em bancos de dados e aplicação de um questionário aos estudantes participantes do programa “Jovem Aprendiz” comprova- se ou não as hipóteses que foram apresentadas.
Após essa apresentação, há discussão sobre ações que poderiam ser tomadas para aumentar o interesse ao ingresso dos alunos do ensino médio no ensino superior.
Sumário
1. Introdução
1.1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Não somente na visão do ensino básico, mas também em relação ao ingresso a educação superior e chegamos à conclusão, que além da má qualidade/abandono muitas vezes, as escolas de base, não incentivam o ingresso do aluno à formação superior. A essa conclusão devemos os fatos, não só pelo estado cada vez mais precário das escolas