PROJETO DE ENGENHARIA ECONOMICA
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
BARRAGENS DE CONTENÇÃO DE SEDIMENTOS NA MINERAÇÃO
ADRIELY LIMA
DAYANE MONTEIRO
ELCILAINE RODRIGUES
ÉRICA MACHADO
LENICY MAYAD
RAFAELA OLIVEIRA
NAYARA CORTES FILGUEIRA
TURMA
ENC 21
MARABÁ
2015/2
1. RESUMO
O presente trabalho mostra a elaboração de um projeto, com suas etapas de construção, identificação, planejamento e controle dos riscos associados durante a construção. Todo projeto exige que sua construção seja feita após projetistas e engenheiros responsáveis tenham elaborado todas as exigências através de investigação, levantamento topográfico, mapeamento geotécnicos, relatórios exigidos pelos órgãos ambientais. Todas as exigências do projeto são realizadas para amenizar os riscos, por mais pequenos que sejam os riscos sempre existem.
Palavras-Chave: projeto, barragens de contenção, rejeitos, riscos.
2. INTRODUÇÃO
As barragens de contenção de rejeitos são estruturas que recebem rejeitos sólidos e líquidos provenientes das minas evitando a contaminação dos rios à jusante. A construção das barragens iniciou-se no século XIX, devido a preocupação dos órgãos ambientais e engenheiros com a poluição do meio ambiente em relação aos contaminantes presentes na extração do minério.
2.1 Barragens de enroncamento: Fig1.: Enroncamento Fig2.: Barragem de contenção de rejeitos
A primeira barragem de enrrocamento foi construída na Califórnia, na Sierre nevada em 1850, para atender a demanda de agua nos garimpos e minerações. Naquela região não havia solos para construir barragens de terra, como era comum nas minerações de ouro. A abundância de rochas árvores e explosivos levou a adaptação de uma nova técnica que se alastrou rapidamente por todo o mundo.
3. REVISÃO DE LITERATURA
3.1 Etapas de construção:
Mapeamento da área;
Levantamento topográfico;
Investigação geotécnica;
Método construtivo;
Elaboração do projeto;
Licenças ambientais;
Limpeza do