Projeto de endomarketing
Alcançar a satisfação total dos clientes sempre foi e sempre será uma das principais metas a serem atingidas pelas empresas. Mas será que os empresários estão realmente agindo certo para que isso aconteça?
Nos dias de hoje, é comum ver empresas investindo milhões em novas tecnologias, selos de qualidade, ações de marketing e propagandas para que seus clientes sempre cruzem a portaria da recepção com um sorriso no rosto. Pode-se dizer que o caminho não está errado, porém, há uma etapa anterior a ser seguida. O empresário deve, primeiramente, satisfazer seus clientes internos, ou seja, seus colaboradores. A fórmula é simples: onde existem colaboradores satisfeitos e motivados, o bom resultado aparece! O colaborador deve acreditar no produto que vende, deve sentir-se parte da empresa, desse modo, sua credibilidade estará sempre em alta com o cliente externo. Em outras palavras, a satisfação interna irá refletir na satisfação dos clientes da empresa, gerando melhores e maiores retornos. Entretanto, essa atitude não acontece num estalar de dedos. É ai que entra do endomarketing.
O endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É nas ações mais simples que o público interno encontra aquilo que procura: a informação, o reconhecimento e o estímulo necessário para um bom trabalho.
Saul Faingaus Bekin, Consultor empresarial, autor do termo "Endomarketing" registrado no INPI, desde 1995, autor de “Conversando sobre Endomarketing” em 1995 e de “Endomarketing, como praticá-lo com sucesso” em 2004, define Endomarketing da seguinte maneira: “ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental”.
Já Analisa de Medeiros Brum, autora do