Projeto de coleta seletiva de lixo
Um dos objetivos do Colégio Rainha da Paz, na formação do aluno, é trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.
Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental, que afeta a todos porém com conseqüências desiguais para os diferente grupos sociais.
O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria.?
Segundo os PCN”s “os alunos podem tirar nota 10 nas provas, mas, ainda assim, jogar lixo na rua, pescar peixes-fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no mato indiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem”.
Ö Rainha se questiona, como nas condições concretas de aprendizagem, podemos contribuir para que nossos alunos percebam e entendam as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde estudam, jogam bola, enfim onde vivem, considerando que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.
A proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental:
Os alicerces da construção de uma política ambiental, do desenvolvimento e da sustentabilidade foram discutidos a partir da II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992 ( a Rio 92).
O conceito de desenvolvimento sustentável ganhou múltiplas dimensões na medida em que os estudiosos passaram a incorporar outros aspectos das relações e dos indivíduos com a natureza.
Sustentabilidade ecológica: refere-se à base do processo de crescimento e