Projeto de biografia e autobiografia
Produção de texto: Biografia e autobiografia
Não se aprende por exercícios, mas por práticas significativas.
Essa afirmação fica quase óbvia se pensarmos em como uma criança aprende a falar com os adultos com quem convive e com seus colegas de brinquedo e interação em geral. O domínio de uma língua é o resultado de práticas efetivas, significativas, contextualizadas. (POSSENTI, 2002, p. 36)
Caparaó, 07 de agosto de 2014.
Professoras responsáveis: Katiene Souza Brivilato e Luciana Caon Amorim Brinate.
Objetivos:
Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografia e autobiografia.
Turma:
Multisseriada 1º, 2° e 3º ano.
Conteúdos: Produção de texto.
Características específicas das biografias. Procedimentos de revisão.
Tempo estimado
1 semana
Estratégias e recursos da sala:
Aula interativa;
Entrevista com os pais e com a senhora Adeil Tôrres Brinati;
Produção oral, coletiva e escrita;
Leitura e análise de biografias;
Acesso a vida e obras de: Monteiro Lobato, Ziraldo e Maurício de Sousa.
Desenvolvimento
1ª etapa
Os alunos devem conversar em casa com os pais e anotar no caderno os fatos mais importantes acontecidos durante sua vida seguindo uma linha do tempo, na sala de aula os alunos devem contar a sua história, um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida. É importante que, desde o início, eles saibam que vão escrever uma autobiografia. Nesse primeiro momento, o principal objetivo do trabalho é estimular a capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita da garotada.
2ª etapa
Leia em voz alta biografias de personalidades da literatura. Por meio delas, as crianças vão se familiarizar com esse tipo de texto, além de conhecer um pouco da vida do autor Ziraldo, da grandeza da obra de Monteiro Lobato no sítio, ou se