Projeto
A leitura é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes para a formação do educando-cidadão autônomo e crítico, uma vez que esta engloba, como diria o educador Paulo Freire (2003), a visão de mundo do leitor, ou seja, “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Nesse sentido, a escola desempenha um papel central na estruturação do ser pensante e dinâmico, capaz de articular o pensamento complexo com a realidade estudada e sua relação com a sociedade da qual o educando faz parte.
No que se refere a essas e outras questões, tem-se a orientação por parte da Lei 9394/96, que trata da Legislação e das Diretrizes da Educação Nacional e que expõe, de forma bastante objetiva, os pormenores de cada nível de ensino no país. Dentre esses níveis, destacamos aqui o Ensino Médio e suas funções, uma vez que este será o nível do público-alvo contemplado para esta pesquisa, ou seja, estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio(EM) de uma escola pública, os quais farão parte do nosso projeto.
Segundo a legislação referida anteriormente, o EM contempla várias finalidades com vistas à formação do educando, contudo, destacaremos duas, que julgamos de relevância para os nossos intentos, quais sejam: 1) “a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos [...]” e 2) “o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.” (1997, p. 94 - 95 ).
Dentro da perspectiva do conhecimento das linguagens, destacamos a literária e a midiática, tão comuns no cotidiano dos jovens contemporâneos. Nesse aspecto, a leitura dos textos literários, bem como a leitura de um modo geral, estão aí, sobretudo nas mídias, a participar diuturnamente da vida desses jovens leitores. Podemos destacar, por exemplo, as redes sociais, os blogs e a rede mundial de computadores de modo geral. Nesse sentido, a escola vem se deparando com um dinamismo no que se