Projeto de aula de artes visuais experimental incluindo aluno com deficiência visual
1 Tema
Esculturas sensoriais
2 Conteúdo
Linhas, formas geométricas, composição, identificação desses elementos em objetos de arte.
3 Referencial Teórico
Fundamentando este projeto de aula, concordo com Santomé (1995) quando afirma que “uma pedagogia antimarginalização precisa levar em consideração as dimensões éticas dos conhecimentos e das relações sociais”.
Para o autor, “é preciso que as instituições escolares sejam lugares onde se aprendam, mediante a prática cotidiana, analisar como e porque as discriminações surgem, que significado devem ter as diferenças coletivas e, é claro, individuais.” Pensando nas dificuldades de se preparar uma aula para deficientes sem termos alguma especialização na área, que considero necessária, penso como Santomé (1995) quando ele coloca que “as salas de aula não podem continuar sendo um lugar de informações descontextualizadas. É preciso que o aluno possa compreender bem quais são as diferentes concepções de mundo que se ocultam sob cada uma delas e os principais problemas da sociedade a que pertencem”.
O mesmo autor é de extrema importância para entender que “quando se analisa de maneira atenta os conteúdos que são desenvolvidos de forma explícita na maioria das instituições escolares e aquilo que é enfatizado nas propostas curriculares, chama a atenção a arrasadora presença das culturas que podemos chamar de hegemônicas. As culturas ou vozes dos grupos sociais minoritários e/ou marginalizados que não dispõem de estruturas importantes de poder costumam ser silenciadas, quando não estereotipadas e deformadas, para anular suas possibilidades de reação”. Candau (2010) diz que “no momento atual, as questões culturais não podem ser ignoradas pelos educadores e educadoras, sob o risco de que a escola cada vez se distancie mais dos universos simbólicos, das mentalidades e das inquietudes das crianças e jovens de hoje” , e é