PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL
“AUXILIO TEMPORARIO A FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL ”
OBJETIVO O atendimento psicossocial à família beneficiadas pelo bolsa família e cadastradas no CAD e encontra-se em situação de vulnerabilidade , proporcionando lhes condições melhores nas relações familiares, atendimentos psicanalítico com foco na família e saúde mental, bem como, a conscientização dos direitos da família junto ao CRAS e demais órgãos relacionados.
JUSTIFICATIVA Alta demanda de famílias em situação de vulnerabilidade social e miserabilidade e com desconhecimento de direitos e benefícios garantidos junto aos órgãos públicos.
Princípios Norteadores: Supremacia do atendimento das necessidades sociais.
Respeito à dignidade do cidadão e ao seu direito a benefício social.
Política Nacional de Assistência Social – PNAS
Público Alvo
Famílias usuários do CRAS, beneficiários do BOLSA FAMÍLIA, em situação de risco pessoal, contingências diversas e vulnerabilidade social. Procedimentos Técnico-Operativos Levantamento sócio-econômico da clientela carente, viabilizado pelo prontuário, juntamente com uma entrevista realizada pelo assistente social, bem como estudo de cada caso.
Trabalhos em grupo de acompanhamento das famílias com filhos envolvidos com drogas, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Atendimento aos usuários em seus momentos de crise psicológica por meio de terapias em grupo mediante projeto terapêutico singular que envolve em sua construção a equipe, o usuário e sua família.
.
Estabelecimento de redes de informação com profissionais de outras áreas e órgãos que atuam na área de assistência social, governamentais e não governamentais.
Benefícios Oferecidos: Fortalecimento dos laços familiares e comunitários,
Acompanhamento psicanalítico em grupo,