Projeto de artesanato
1 – APRESENTAÇÃO
O Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.
Considera-se Artesanato todo trabalho manual, onde mais de 80% da peça foi fruto da transformação da matéria-prima pelo próprio artesão. Além disso esse produto normalmente reflete a relação desse artesão com o meio onde vive e a sua cultura.
Artesanato pode ser com ou sem ajuda de ferramentas e mecanismos caseiros, que as pessoas dão às matérias brutas, sobras e lixo do consumo industrial, visando produzir peças utilitárias, artísticas e recreativas, com ou sem fim comercial.
Na concepção do escritor mexicano Otávio Paz, Prêmio Nobel de Literatura, falar de artesanato é falar mais de pessoas do que de objetos, pois o produto resultante do trabalho artesanal é um produto “com alma”, onde estão presentes o saber, a arte, a criatividade e a habilidade.
2 – JUSTIFICATIVA
O período de execução das aulas de artesanato tem a função terapêutica onde o relaxamento e distração do ambiente de privação de liberdade se mostra mais presente.
3 – OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO A realização da oficina desperta a capacidade motora, libera a criatividade e inspira a possibilidade de se lucrar com as peças produzidas.
4 – METODOLOGIA
As aulas são executadas dentro do centro de internação denominado República no ambiente da residência, são montadas mesas e cadeiras assim são desenvolvidas as atividades.
5 – RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Será utilizado:
.EVA coloridos e decorados
.Fitas de cetim
.Paetês
. Palito de Churrasco
. Fita Floral Verde
. Tesoura Com Corte em Picote
. Cola quente
. Cola de Contato (Superbonder)
. Cordas em algodão
. Olhos Móveis
. Caneta Permanente nas cores Preta e Vermelha
. Jornal Usado
. Verniz
. Caixas em DF
. Tecidos Coloridos
.