Projeto de aptidão profissional
A romanização
À influência exercida pelos romanos nos costumes dos povos dominados chamamos romanização. As marcas de presença romana perduram até aos nossos dias. O latim deu origem a algumas das línguas actuais faladas na Europa. Os romanos desenvolveram cidades e construíram templos, teatros, pontes, etc. Nas casas substituíram a telha pelo colmo e o chão de terra batida por pavimentos de argila e mosaicos. Na agricultura encontraram formas mais façais de cultivar a vinho trigo, a oliveira, entre outros. Na indústria desenvolveram as técnicas de salga do peixe, o fabrico de molhos intensificaram a exploração de pedreiras. Devido a maior produção comercio e a utilização da moeda aumentaram.
Origem e difusão do Cristianismo
O povo judeu seguia uma religião monoteísta em que Jeová era o seu Deus. No séc. I a.C. a palestina foi conquistada pelos romanos, contudo reconheceu aos Judeus a liberdade religiosa. No tempo do imperador César Augusto, Jesus nasceu. Jesus definiu os princípios básicos que deveriam orientar os seus seguidores: amar Deus, amar o próximo e que todos os Homens são iguais e filhos de Deus. Enquanto que o Judaísmo era uma religião nacional, Jesus dirigia-se a todos os seres humanos.
A morte de Jesus
Os profetas de Israel tinham anunciado que havia chegado um Messias enviado por Deus, para salvar o povo do sofrimento. Quem segui a pregação de Jesus, acreditava que ele era 0 Messias enviado para salvar a humanidade. A maioria dos Judeus não aceitava Jesus como o Messias esperado. Quando Jesus se