Projeto Cursinho
Coordenação Pedagógica
Projeto de Apoio à Aprendizagem - Ensino Médio
Projeto Cursinho
Público Alvo – Alunos do ensino médio
Tempo de duração – Durante o ano letivo
Introdução
Vivemos em tempos nos quais as demandas sociais permeiam nossas vidas, exigindo de nós agilidade e rapidez para atendê-las da melhor maneira possível, do contrário cairíamos na condição de excluídos socialmente, vivendo a margem da sociedade, em condições informais, sem usufruir plenamente dos nosso direitos de cidadãos. Indo um pouco mais além, podemos comparar nossa sociedade com a metáfora de Emerson; um filosofo americano, citado por Bauman em sua obra modernidade líquida, na qual compara a sociedade a um lago congelado, com uma fina camada de gelo e que você deve deslizar agilmente para sobreviver, pois se você para ou anda devagar o gelo quebra você afunda e morre.
Isto posto, partindo do princípio que a escola é local de formação cidadã e principal elemento de inclusão social, cabe a ela o papel de formar cidadãos capazes de enfrentar as demandas sociais, ou seja, é missão da escola orientar seus alunos a deslizar agilmente na fina camada de gelo da sociedade.
Sendo assim, pensando no efetivo cumprimento da função formadora da escola, desenvolvemos o projeto Cursinho, voltado aos professores do projeto de apoio a aprendizagem (professor P.A.A.). com o qual pretendemos orientar esses professores em suas práticas didáticas.
Objetivo
O projeto cursinho foi concebido com o intuito de auxiliar o projeto político pedagógico desta unidade escolar que se preocupa, entre outras coisas, em formar cidadãos por meio do desenvolvimento das competências cognitivas, conforme orienta o Currículo do Estado de São Paulo quando afirma que a escola deve “promover competências indispensáveis ao enfretamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo” ( Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias – 2010).