Projeto conto de fadas
1. TEMA:
A contribuição dos contos de fada no desenvolvimento da linguagem oral
2. PROBLEMA:
A linguagem oral, assim como a escrita fazem parte da força produtiva do nosso pensamento em relação a expressão, transmissão do conhecimento, da criação dos hábitos, das experiências de vida.
Em uma sociedade informatizada, em que a competitividade esta presente em nosso cotidiano e a informação chega em tempo real, as relações sociais exigem do cidadão o conhecimento e o poder de reflexão e espera-se mudanças de atitudes.
Assim o comportamento e a relação familiar têm grande importância na formação da linguagem oral e nem sempre essas relações estão solidas o suficiente o que faz da escola e o trabalho desenvolvido em sala de aula o único meio de aquisição e desenvolvimento desse conhecimento pelo aluno.
Dessa forma, como proporcionar ações que permitam o desenvolvimento da linguagem oral e consequentemente uma mudança comportamental das crianças nas series iniciais do ensino fundamental?
3. JUSTIFICATIVA:
São visíveis as mudanças, transformações e exigências de uma sociedade amplamente competitiva, com fácil acesso a informação e que espera de seus membros a leitura critica com argumentos consistentes e que ao questionar ou ser questionado, exponha suas ideias frente aos demais com firmeza e segurança.
Dessa forma se faz necessário entender que os alunos no inicio do processo de escolarização não podem mais apenas receber a informação transmitida pelo professor e sim que ele faz parte do processo de construção do conhecimento quando é estimulado a leitura e escrita com prazer, valorizando seus conhecimentos e nunca como imposição ou castigo.
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVOS GERAIS:
Compreender as contribuição que os contos infantis trazem para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, abordando que por ser um gênero motivador e desafiador, ele é capaz de transformar o ser humano em um sujeito ativo, responsável e que sabe