Projeto Construindo a Cidadania, Promovendo a Paz
“A transformação é uma porta que só abre por dentro, e a escola pode bater nessa porta para ensinar seus alunos a desenvolverem atitudes de respeito, tanto pelo exemplo quanto discutindo as atitudes de respeito e de desrespeito que acontecem no mundo, no nosso país, no nosso estado, na nossa cidade, no nosso bairro, na nossa escola e na nossa casa.”
a. Justificativa
O mundo anda carente de gente que não pensa só em si. Gente que pensa também nos outros.
O fazer-se cidadão não deve ficar só no papel. Deve sair dos livros, das letras, deixar de ser um sonho e tornar-se realidade, principalmente dentro da escola, mas também na sociedade em geral. Deve deixar de ser sonho e tornar-se verdade concreta nas atitudes, na proposta pedagógica, ser projeto, tornar-se atividade habitual do dia-a-dia. Isto deve ser trabalho de todos os educadores, de toda a escola.
Assim, percebemos que alguns valores e algumas atitudes poderiam se incluídos no dia-a-dia da escola em forma de reflexões, observações, relatos, atividades várias.
Diante disto percebemos a necessidade deste projeto, necessidade de começar a educar nossas crianças desde bem pequeninas e fazer delas adultos voltados para o bem. Não podemos dizer que isso é uma utopia e desistir sem ao menos tentar. A escola não pode agir nem viver por suas crianças, mas pode ensiná-las a viver melhor e num mundo mais humano, não pode também esquecer seu papel sóciotransformador e por isso, pretendemos com este projeto assumir nosso compromisso com a transformação desta realidade tão presente, principalmente em nossa escola. Podemos indicar o caminho, propor alternativas e acreditar que as mudanças são possíveis e passíveis de serem conquistadas.
Público alvo: Crianças da educação infantil do 1º e 2º períodos.
b. Objetivos
Valorizar o ser humano, enquanto sujeito capaz de fazer o bem e construir um mundo melhor.
Despertar nas crianças sentimentos de paz,