PROJETO COMPLETO
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ELAINE BRITO MATOS
O PAPEL DO GESTOR COMO AVALIADOR DA INSTITUIÇÃO
BATURITÉ
2015
FACULDADE INTEGRADA AVM
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
ELAINE BRITO MATOS
O PAPEL DO GESTOR COMO AVALIADOR DA INSTITUIÇÃO
Atividade apresentada a Faculdade Integrada AVM como exigência parcial para cumprimento da disciplina de Metodologia da Pesquisa e Produção Científica.
Orientação: Nome do Professor
Baturité
2015
O gestor é responsável pela gestão escolar e suas competências, esta sendo uma tarefa complexa de difícil desempenho frente à escola e seus atores, principalmente se considerarmos que o individuo que assume essa função na escola sempre esteve em sala de aula como professor que é de ofício.
Partindo deste pressuposto são grandes desafios na educação brasileira a garantia da gestão democrática e participativa nas instituições de ensino, por intermédios dos diretores escolares e secretários de educação, deste modo para que de possamos avançar rumo a fazer do Brasil um país de status mundial, no tocante à educação. Busca-se uma evolução em números, no entanto, não avança concretamente, de maneira que a estrutura organizacional-financeira sustente as exigências educacionais-pedagógicas, para que a melhoria educacional seja efetiva nas escolas.
De acordo com a Carta Magna, a Constituição Federal, promulgada em 1988, em seu Artigo 205, destaca a importância da escola no seio da sociedade, reforçando a relevância de esforços sociais, pois “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 2004, p. 121).
O conjunto de instituições educacionais, gestores da educação e governantes tem uma função social a qual visa proporcionar acessibilidade