Projeto Colcha De Retalhos
Público Alvo: Estágio II
Justificativa:
A história é uma pessoa é como uma colcha de retalhos: ela é formada dos acontecimentos, dos momentos de alegria ,tristeza e de sonhos da vida de cada um é muito importante a relação afetiva entre as pessoas da mesma família, da escola, pois é assim que a criança aprende a amar e ser amada.
É importante refletir sobre o ser humano como um ser de projeto que se estrutura, socialmente e psiquicamente. É necessário entender que o homem não anda sozinho, que há caminhos que se completam e que ninguém é igual ao outro mas, um completa o outro.
A construção do conhecimento só é possível quando consideramos a aprendizagem uma teia do saber, é preciso interagir, conviver, compreender, revelar, aceitar e reconhecer. Cada busca nos dá a esperança que estamos no caminho certo, que encontraremos o que buscamos, que conseguiremos um dia decifrar o código da vida.
Os desenhos tem como finalidade estimular os alunos à falarem suas experiências, expectativas, sonhos e momentos que lhes foram importantes. Experiências como essa são muito importantes para o desenvolvimento das crianças como conhecer ao próximo, conviver com as diferenças e incentivá-los a irem atrás de seus sonhos.
Objetivos:
Promover a socialização e a conscientização dos alunos através da importância dos sentimentos ,emoções e valores;
Estimular o respeito à diversidade.
Possibilitar aos alunos a vivência de uma atividade significativa.
Recursos:
Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas;
Linha , agulha e tesoura;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Adesivo de Roupa;
Sulfite.
Desenvolvimento:
Segunda –feira:
Contar a história: “A colcha de Retalhos” de Nye Ribeiro. O texto narra a história da avó que fez uma colcha para o neto e cada retalho tinha sua história,Na lembrança do menino um retalho em especial faz com que entenda o que é saudade,pois lembra das férias