projeto cientifico modificado 16 11 14
1. Introdução
O uso da tecnologia esta presente nos mais diversos setores da vida das pessoas. Smart phones, tablet, celulares, palm top, notebook, são apenas alguns exemplos de aparelhos eletrônicos que aproximam pessoas, famílias e são usados também para o gerenciamento de grandes empresas, grandes empreendimentos. Nesse contexto o uso da tecnologia como forma de apoio ao gerenciamento de manutenção permite o monitoramento de ativos estratégicos dentro do processo produtivo demonstrando de maneira rápida o desempenho e a evolução de desgaste em componentes importantes nos equipamentos. Segundo TEIXEIRA, (2014, p.4227) “A manutenção pode ser definida como o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazo, de custos e de vida útil adequada”.
2. Objetivos
Auxiliar o gerenciamento da manutenção e tomadas de decisões baseado em dados que representam a real condição do equipamento. Gerar informações com qualidade em tempo hábil de reação e reduzir à exposição dos colaboradores ao risco. Proporcionar o diagnostico e prognostico de falhas de equipamentos em plantas industriais que impactam diretamente nos resultados na empresa.
3. Justificativa
O monitoramento em tempo em real auxilia o gerenciamento, pois diminui o tempo de exposição do trabalhador aos ambientes de risco a sua saúde e segurança, contribui para redução no tempo de pesquisa de falhas, minimiza a ocorrência de falhas em interpretação de dados coletados e ainda aumenta a quantidade e qualidade do histórico informativo/evolutivo sobre desgastes e/ou falhas em peças importantes nos equipamentos. De acordo com Araújo (2011), as perdas de produção referentes à quebra de equipamentos e ou processos deficientes estão entre os problemas mais agravantes e de maior atenção nos mais diversos