Projeto Boneco cidad o
Justificativa
O estudo das artes exerce um papel fundamental na formação do homem e faz parte da vida de cada cidadão mesmo que ele não tenha se dado conta
O acesso a Arte acadêmica limito-se somente às pessoas mais favorecidas, e no Brasil torna-se ainda mais difícil porque os grupos de teatro os grandes teatros limitam-se nas capitais e grandes cidades.
Nesse sentido o Projeto Boneco Cidadão poderá oferecer aos alunos e a comunidade da Escola CPAC a oportunidade rara de um contato com o tipo de teatro proposto no projeto, a manipulação de bonecos, inspirado no Bunraku, gênero teatral do Japão e nas grupos CIA. TRUKS de São Paulo e Vis Motrix – Imago teatro de animação de Londrina.
Através das Oficinas os alunos poderão ampliar seu contato com a manipulação de bonecos por lazer ou interesse cultural.
Introdução
De acordo com PCNs, uma forma de se tentar alcançar a autonomia intelectual é justamente não se prender a um modelo fechado, mas sim buscar alternativas que contribuam para esse processo, inclusive as diversificadas fontes de recursos para o ensino, como o uso de laboratório, internet, artigos, filmes e documentários entre outros.
Tendo a arte como uma linguagem universal, na qual não existe preconceito de raça, cor ou credo, o Projeto boneco Cidadão desenvolverá importante trabalho educativo, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo.
Esse trabalho busca aperfeiçoar os processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual, sincronismo e sensibilidade. Auxiliando a um melhor desenvolvimento da capacidade psíquica que influi na aprendizagem. No processo de criação ele trabalha com a própria emoção, e assim libertar-se da tensão, organizar pensamentos, sentimentos, sensações, esse trabalho poderá ter reflexos nos hábitos cotidianos em casa ,trabalho e na sociedade.