projeto biblioteca
Objetivar um espaço dinâmico, buscar, com afinco, proporcionar a sua utilização com atrações criativas, inovadoras e cativantes, dentro de uma realidade, muitas vezes, caótica, é algo muito delicioso e necessário para o profissional da informação que atua na Biblioteca Escolar. Nada mais motivador, mais desafiador, conquistar este espaço.
1 INTRODUÇÃO
O projeto Biblioteca Ativa, pelo próprio nome, tem o propósito de ativar a biblioteca, bem como cativar sua clientela, de forma natural, através da dinamização de seu ambiente.
O projeto Biblioteca Ativa compõe-se de vários sub-projetos de natureza diversificada, com propósito pedagógico de desenvolvimento de ações específicas, direcionadas a um público alvo, que cativado, atraído para este ambiente dinâmico, passa a ver e a interagir com um mundo de informação de forma crítica e ativa.
A partir de ações aparentemente isoladas, com características próprias, mas sinérgicas para o desempenho da função de nossa biblioteca no contexto escolar, buscamos atingir este propósito.
2 PERFIS
1.1 Da clientela
Professores e estudantes de 6° ao 9° ano do ensino fundamental e 1° ao 3° ano do ensino médio. A faixa etária está entre 11 e 17 anos, com participação da família incisivamente no cotidiano escolar.
2.2 Da Biblioteca
O técnico bibliotecário tem participação ativa nas mesas de decisões da instituição, interagindo com a Direção da mesma.
3 COMO OBJETIVAR UMA BIBLIOTECA PARTICIPATIVA E CATIVANTE
Quando assistimos a um campeonato de Fórmula 1 ou a uma copa do mundo, é fácil identificar quem ganha, quem é o vencedor, medalhas, troféus, pontos, são várias as formas para definir visualmente quem superou os obstáculos. Há um começo, meio e fim, há segundos lugares, vice-campeões. Mas, no dia a dia, não é bem assim. Os parâmetros se tornam escassos e não há um segundo lugar, nem sempre há, pelo menos, uma segunda chance.
Ocupar um espaço mal