projeto biblioteca
Projeto de Leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes
Área de abrangência:
Professores regentes de oficina de biblioteca das escolas municipais.
Proponente:
• Secretaria Municipal de Educação
• Coordenação do projeto de leitura da rede municipal
Período de execução do projeto:
De 2002 aos dias atuais.
Objetivo Geral:
• Estruturar o projeto de formação de leitores para as escolas de ensino fundamental (1º e 2º ciclos) cuja base esteja na formação continuada do professor que medeia a leitura na escola por meio da biblioteca escolar.
Objetivos específicos:
• Realizar semanalmente a Hora do Conto para cada turma matriculada nas escolas da rede municipal de ensino de Londrina.
• Efetuar empréstimos de livros, no mínimo, uma vez por semana para cada aluno.
• Reestruturar a biblioteca escolar arquitetônica e pedagogicamente.
• Ampliar o acervo das bibliotecas escolares.
Descrição:
O projeto de leitura Palavras Andantes é desenvolvido nas 80 escolas da rede municipal de ensino, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Semanalmente, os mais de 30 mil alunos matriculados nas escolas municipais têm, no mínimo, uma Hora do Conto.
Todos os alunos são incentivados frequentar a biblioteca da escola e a emprestar livros para a leitura. Além disso, em geral, as escolas mantêm a biblioteca aberta durante o recreio para leitura e empréstimos.
Estimulando a leitura
Psicopedagoga Ana Cássia Maturano dá dicas para ocupar as crianças nas férias e, de quebra, formar pequenos leitores.
Mês de férias escolares, período em que a maioria das crianças, se não vai para uma colônia de férias, fica o dia inteiro em casa. Esse tempo ocioso é, quase sempre, gasto diante da TV. Segundo a psicopedagoga Ana Cássia Maturano, os pais poderiam usar o período das férias para criarem o hábito da leitura entre as crianças. “Além de ocupar a criança, o tempo é preenchido com uma atividade que