Projeto/ artigo idoso
I - TÍTULO: Estatuto do Idoso: Garantia de direitos ou desafio social?
II – DELIMITAÇÃO DO TEMA: Este artigo tem como finalidade, abordar as dificuldades enfrentadas pelos idosos, na busca pela consolidação dos direitos assegurados no Estatuto do Idoso
III – JUSTIFICATIVA: Observa-se que o crescimento da população de idosos é um fenômeno mundial. Em relação ao Brasil, pode-se enfatizar que este mesmo, já não é mais um país de jovens. Não se pode ignorar essa realidade. Pois a importância dos idosos para o país não se resume à sua crescente participação no total da população.
Boa parte dos idosos hoje são chefes de família, e nestas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não idosos.
Importante salientar ainda, que esse crescimento elevado da população idosa em relação aos demais grupos etários, e as conseqüências dessa mudança demográfica, vêm exigindo estudos e intervenções do Estado, através do estabelecimento de políticas e ações voltadas para esta população.
Pois sabe-se, que o envelhecimento da população reflete tanto no âmbito social e econômico, como também no âmbito político.
Com a aprovação do Estatuto do idoso – Lei 10.741/03, com a finalidade de assegurar os direitos destas pessoas, torna-se imprescindível desenvolver uma análise dos fatores que se expressam como obstáculos e desafios na vida social dos idosos.
Vida social esta, muitas vezes descaracterizada em virtude de determinados valores sociais postos e impostos, que impedem a participação ativa da pessoa idosa nos diversos cenários de nossa sociedade atual. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: - Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. (BRASIL. Constituição Federal, Art. 3º, Inciso IV)
Criado para proporcionar melhorias no que diz respeito à saúde, transporte, lazer, cultura, esporte, habitação e entidade