projeto artes
PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA
PROJETO:
ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL –
“O CORPO E A MENTE EM AÇÃO”
LUCAS DO RIO VERDE
2009
APRESENTAÇÃO
Em primeiro lugar é preciso compreender a importância do fazer artístico, como manifestação de atividade criativa do homem no mundo, para compreender a importância da arte na escola.
Com esse objetivo surgiu o presente projeto que considera a pessoa com necessidades educativas especiais como um ser capaz de aprender, mas que necessita de propostas condizentes com as suas especificidades, considerando as limitações individuais. O projeto abrange várias oficinas:
Teatro, Artes Visuais e Danças.
Os temas propostos, para cada oficina, partem da vivência dos educandos de acordo com os interesses, expectativas e necessidades. Esses são aprofundados e transformados.
Interagindo com o mundo o aluno vai compreendendo os seus próprios sentidos. Através de arte/cultura, vai dando forma a seus próprios valores e fatos já incorporados e repassados diariamente na dinâmica histórica.
Existem dois pontos fundamentais neste projeto: o professor arteeducador e o aluno com necessidades educativas especiais. As duas se unem para que seja feita a observação e reflexão de como o professor deve ser para buscar um pleno desenvolvimento de seu aluno.
O projeto então acontece quando é preciso sair do convencional e realmente buscar parcerias com voluntários e fazer algo pelos alunos, tomando como ponto de partida a proposta feita pela APAE Educadora.
É importante falar a respeito da diversidade dos alunos que participam das oficinas, e que não estarão sendo separados por suas deficiências, mas pela sua faixa etária, pois precisamos começar a ter uma postura inclusiva até mesmo trabalhando a diversidade existente dentro da própria instituição APAE, que é uma escola especial.
“... postura inclusiva não é aquela que desconsidera as diferenças, ou faz de conta que todos são