Projeto Apoio á aprendizagem
EFAF - ANO 2014
Conforme disposto na Resolução SE - 68/2013
Projeto Apoio à Aprendizagem
Justificativa:
Superar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, principalmente aqueles com defasagem nas competências: Leitora e Escritora.
Leva-se a analisar que quando se fala de competência leitora e escritora, o indivíduo interpreta o mundo em que vive de acordo com o contexto, mas também com tudo aquilo que adquiriu à partir do conhecimento. A leitura não está somente no ato de ler os textos, mas também, soma-se à leitura de mundo constituída da cultura e do meio em que vive.
Ler deixa de ser um ato de decodificar, e passa ser um ato cognitivo. O leitor passa a ter um papel ativo, pois atribui sentido ao texto. O texto deixa de ser um depositário de mensagens, e passa a ser um objeto de interlocução entre leitor e autor. Ler é fonte inesgotável de conhecimento, de descoberta, de reflexão e de entretenimento. Trabalhar a leitura de textos é um jeito eficiente de ajudar os alunos a descobrir uma das formas mais encantadoras de fruir o viver. A escola é um lugar privilegiado para a construção de uma prática que toma o texto com propriedade e o aproxima dos hábitos do aluno.
Para que essa aproximação aconteça, nós, professores de Língua Portuguesa, temos a responsabilidade de fazer a mediação, de promover os encontros entre texto e aluno. Os alunos costumam amar o amor do professor. O encantamento pelo texto advém de uma ação, de um trabalho que permita ao aluno criar sentidos, conversar sobre o que lê, etc. Somos nós que os seduzimos para a leitura, que os ajudamos a construir o olhar, que lhes propomos os passos e promovemos situações, para que se transformem em leitores autônomos. Somos nós que mostramos que há formas de leitura e que as abordagens variam de acordo com os textos. É importante que os leitores iniciantes tenham claro que o ato de ler implica a participação ativa na construção dos sentidos do