Projeto Aplicado TIG 2014 Rev 0 Elias Junior
Curso Superior de Graduação em Ciências Contábeis
Elias Júnior Aquino de Oliveira
Filipe Soares Carvalho
Giselle Soares Viana
Ligia de Souza Galvão
Marcos Paulo Ribeiro Matos
Rômulo
Sara Emanuele D. dos Santos
Sara Prazeres
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O CONTROLE FINANCEIRO NO ÂMBITO FAMILIAR
Belo Horizonte/MG
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNI-BH
Curso Superior de Graduação em Ciências Contábeis
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O CONTROLE FINANCEIRO NO ÂMBITO FAMILIAR
Projeto Aplicado apresentado como requisito de avaliação do curso Superior de Graduação em Ciências Contábeis, 1º período, módulo A, turma noite do Centro Universitário UNI-BH Unidade Cristiano Machado.
Orientadora: Raquel
Belo Horizonte/MG
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA 3
1.2 BIBLIOGRAFIA 5
1 INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização do Tema
Desde os primórdios dos tempos, as diversas famílias, mesmo que rusticamente, controlam suas posses de alguma maneira, exercendo desta forma a gestão patrimonial, sendo uma delas a contabilidade.
Nunes (2006, p. 59) relata que “Segundo os historiadores, a Contabilidade, nos seus primórdios, apoiou-se fortemente no controle das finanças pessoais.” Neste período inicial controlavam-se as entradas e saídas de bens, baseadas nas trocas feitas entre as pessoas.
As práticas que norteiam os controles de entradas e saídas de recursos financeiros auferidos mensalmente por pessoas físicas no âmbito familiar ou individual podem variar sendo rústicas tomadas por necessidade momentânea, realizadas sem prévio planejamento, até as mais bem elaboradas, caracterizadas como controle orçamentário e financeiro as quais demandam bastante disciplina por parte do indivíduo que esta no controle dos recursos, como exemplo disso, o hábito de se usar constantemente anotações manuais e planilhas eletrônicas para a realização do orçamento doméstico.