Projeto amamentação
ORIENTADORA: GLAUCINÉIA FRAGA
Guanambi/2013
I - IDENTIFICAÇÃO:
HOSPITAL: Hospital Regional de Guanambi
PÚBLICO ALVO: Puérpera e gestantes
ACADEMICOS : 8 semestre de Enfermagem da Faculdade Guanambi
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Março de 2013
II - TEMA GERADOR: “Aleitamento Materno ”
III-JUSTIFICATIVA:
O aleitamento materno é fundamental, essencial nos seis primeiros meses de vida,sendo a forma mais apropriada e ideal para a alimentação de uma criança, atendendo suas necessidades nutricionais, e favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Segundo Soares; (2005) é mais do que imprescindível, o leite materno é vital para a saúde do bebê. O leite materno previne contra infecções, melhora a relação mãe e filho, auxilia no desenvolvimento buco-facial, é completo em termos de nutrientes e é tudo que o bebê necessita nos seis primeiros meses de vida, sempre na temperatura ideal, não custa nada e pode ser dado em qualquer hora ou lugar.
Através dessa importância, foi possível a escolha ao tema: Aleitamento Materno, com intuito de orientar as mulheres a conhecer os benefícios relacionados à prática do aleitamento materno, no sentido de colaborar para que a mãe e a criança possam vivenciar a amamentação de forma efetiva e tranqüila.
Segundo Chaud et al; (1999), é de suma importância que os profissionais da área da saúde estimulem e oriente a mãe e sua família para que a amamentação seja exclusiva durante os seis primeiros meses de vida. No entanto, não deve criar situações que façam a mãe se sentir sobrecarregado emocionalmente, pois isso faz com que suas possibilidades de amamentar diminuam.
Dessa forma percebe-se a importância em orientá-las sobre a forma correta de amamentar e os benefícios, tantos para mãe e o bebê.
A realização desse projeto é gratificante, pois será possível intervir nessa carência de informação demonstrada pelas gestantes, puérperas.
Em face ao exposto, essas orientações são de suma importância para o