projeto alimentação saudável
1. Identificação do projeto:
Tema: Saúde.
Subtema: Bons hábitos alimentares e higiene da comida gera mais qualidade de vida
Nome da escola: Francisco Farias.
Localidade: Pereiros, Caridade-CE.
Professora responsável: Maria Ivoneide Severino Alves.
Serie que ensina: 4º e 5º ano.
Duração do projeto: de maio a setembro
2. Justificativa
Vivemos em um ritmo acelerado, buscando usufruir de práticas o mais simples possível para facilitar o nosso dia-a-dia, principalmente no que diz respeito a nossa alimentação. Pertencemos a uma sociedade em que o consumo de guloseimas e de alimentos industrializados – prejudiciais à saúde por serem ricos em gorduras, sais, açúcares e aditivos – está constantemente presente na mesa de muitas famílias sendo às vezes consumidos de forma excessiva e muitas das vezes sem a higienização necessária, causando sérias consequências, originando várias doenças, entre elas: a obesidade, colesterol elevado, gastrite, diabetes entre outras. Sendo estas, portanto, algumas das temáticas a serem abordadas.
Devido à escola ser um espaço propício a desenvolver, com bons olhos, uma metodologia voltada aos educandos e suas respectivas famílias, é que iremos desenvolver este tema: “Bons hábitos alimentares e higiene da comida geram mais qualidade de vida”. Com as ações desenvolvidas, esperamos alcançar os objetivos propostos, buscar viver de maneira mais saudável compreender a importância e os efeitos benéficos que uma boa alimentação oferece, e assim melhorar a qualidade de vida deste público-alvo.
O trabalho será desenvolvido cuidadosamente usando como subsídios e apoio didático a cartilha e manual do Programa Agrinho, além de textos informativos, pesquisas, entre outras fontes que serão utilizados para a realização do trabalho e sempre focando na saúde e no bem estar de todos os envolvidos. Firmaremos compromisso com diversas instituições como: Igreja, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Pastoral da Criança, Rádio