PROJETO 1
1 TEMA
Ansiedade
1.1 Tema Delimitado
Ansiedade na área contábil
2 PROBLEMA
O termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.
Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
A ansiedade é essa predisposição em perceber uma situação que ameaça a carreira de muitas pessoas. Quando esta apenas prepara a pessoa para uma situação de estresse ainda é aceitável e benéfico, pois ela prepara o organismo do profissional para encarar as situações do dia a dia ativando o seu sistema nervoso autônomo e consequentemente descarregando em ação, mas quando a ansiedade começa a atingir o estado somático ela começa a provocar transtornos indesejáveis para o profissional. Levando em consideração essa temática, o presente estudo teve como problematização: Quais prejuízos a ansiedade pode causar na vida profissional contábil?
3 OBJETIVO GERAL
Compreender os motivos que levam o profissional contábil a se tornar ansioso.
3.1 Objetivos Específicos
►Identificar os principais motivos na qual leva a pessoa se tornar anciosa.
►Citar principais transtornos mentais de ansiedade.
►Encontrar maneiras de minimizar a situação
4 JUSTIFICATIVA
5 REFERÊNCIAL TEÓRICO
Freud depara-se pela primeira vez com o tema da ansiedade ao tratar das neuroses atuais. Nessa época, encontra-se imerso em sua tentativa de expressar os dados da psicologia, em termos quantitativos e fisiológicos, tentativa esta que dará origem ao "Projeto para uma psicologia científica" (1976i), apenas publicado após sua morte. Utilizando-se de termos encontrados no "Projeto" (1976i), faz uso da ideia do princípio de constância, de acordo com o qual