PROJECÇOES GABELA TRABALHO COMPLETO

819 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, falaremos das Projecções Cartográficas, onde veremos que a cartografia esta presente na Geografia, com a finalidade de confecionar elementos muito importante que servem de guia e não só, como é o casa dos mapas, onde os cartógrafos têm de enfrentar o desafio de representar a Terra, que é esférica, em uma superfície plana. Para se ter uma idéia da dificuldade de fazer essa transposição - que está sujeita a várias distorções.
Ao longo do conteúdo, falaremos também do surgimento das 200 tipos de projeções cartográficas, e das três projeções mais conhecidas; (são a cilíndrica, a cônica e a azimutal).

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

Uma Projeção Cartográfica é o resultado de um processo de conversão ou transformação de coordenadas de um ponto na superfície de uma esfera (latitude/longitude) para coordenadas em um plano (x/y). Nesta conversão, as distorções acontecem. Qualquer projeção tem uma distorção embutida. Escolher uma determinada projeção para minimizar a distorção em uma área a ser cartografada é um problema que faz parte do dia-a-dia dos cartógrafos há muito tempo.
As Projeções Cartográficas já eram conhecidas, usadas e discutidas na Grécia Antiga antes de 200 AC. O famoso astrônomo grego Claudius Ptolomeu (aproximadamente 150 DC) escreveu extensivamente sobre assunto. Os europeus, sempre um pouco atrás, só começaram a se preocupar com o assunto no princípio do Século 16 (quando finalmente se deram conta que o mundo era uma esfera – ou quase).
Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano, que é o mapa, são:
Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas.
Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados.
Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.
Tipos de Projeções Cartográficas
Método
Projeção Geométrica: Baseia-se em

Relacionados