TEOREMA DE STEVIN
STEVIN
PRINCÍPIO DE
PASCAL
SIMON STEVIN
Simon Stevin nasceu em Bruges, em 1548. Contribuiu de maneira significativa no avanço científico de sua época.
Dentre os mais variados estudos, pode-se destacar o Princípio de hidrostática, que trata acerca do deslocamento de corpos mergulhados em água e a explicação do paradoxo da hidrostática - a pressão de um líquido independe da forma do recipiente, depende apenas da altura da coluna líquida. Stevin faleceu em 1620.
TEOREMA DE STEVIN
A lei de Stevin está relacionada com verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos. Como sabemos, dos estudos no campo da hidrostática, quando consideramos um líquido qualquer que está em equilíbrio, temos grandezas importantes a observar, tais como: massa específica (densidade), aceleração gravitacional local (g) e altura da coluna de líquido (h).
O Teorema de Stevin é a Lei Fundamental da Hidrostática, a qual relaciona a variação das pressões atmosféricas e dos líquidos. Assim, o Teorema de Stevin determina a variação da pressão hidrostática que ocorre nos fluidos, sendo descrito pelo enunciado: “A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.”
A despeito de sugerir uma teoria que focasse no deslocamento dos corpos nos fluidos, Stevin propôs o conceito de “Paradoxo Hidrostático”, donde a pressão de um líquido independe da forma do recipiente, de modo que dependerá, tão somente, da altura da coluna líquida no recipiente.
Dessa forma, o Teorema de Stevin é representado pela seguinte expressão:
∆P = γ ⋅ ∆h ou ∆P = d.g. ∆h
Onde:
∆P: variação da pressão hidrostática (Pa)
γ: peso específico do fluido (N/m 3)
d: densidade (Kg/m 3)
g: aceleração da gravidade (m/s 2)
∆h: variação da altura da coluna de líquido (m)
É possível escrever a pressão para dois pontos distintos da