projectos de pesquisa
Os hipertensos (aumento da pressao arterial), não praticam actividade física por desconhecerem as vantagens desta prática como uma terapia para a cura desta doença, limitando-se apenas em pensar no uso de medicamentos farmacêuticos como a única maneira de puder curar esta enfermidade.
Em outras situações quando são orientados por um profissional de saúde na prática da actividade física como uma terapia para a cura da sua enfermidade, estes submetem-se na pratica desta actividade sem orientação de um profissional de educação física que pode orientar de forma padronizada em relação aos critérios que-se tomam em consideração. Em alguns casos por ignorância ou mesmo por pensarem nos possíveis custos que podem ter no pagamento destes profissionais, sem se importarem nos possíveis perigos que poderão ter ao praticarem exercícios físicos não recomendados.
Considerando que esta enfermidade atinge maioritariamente adultos acima de 35 anos de idade, o tratamento atraveis de medicamentos farmacológicos pode reduzir os níveis de pressóricos nestes individuos, mas porem podem não ser indicados a todos os pacientes por estes medicamentos terem elevados custos e trazem consequências indesejáveis para a própria saúde. Por isso o tratamento da hipertensão através da actividade física não farmacológico vem recebendo um grande valor, porque esta estratégia terapêutica com mais frequência tem desfrutado dos benefícios a médio e longo prazo.
Justificativa
Considerando ao mesmo tempo uma doença e um factor de risco esta enfermidade e geralmente desconhecida pela metade dos portadores e entre, aqueles que conhecem seu problema, somente a metade deles recebem algum tipo de assistência medica para o seu controle.
O aumento da pressão arterial com a idade, não representa um comportamento biológico normal, por isso prevenir esse aumento da pressão arterial é a maneira mais eficiente de combater a hipertensão arterial, evitando as dificuldades e o elevado custo