projecto
5.1 Metodologia
A metodologia usada para eventual análise do estudo insere-se ao método qualitativo, por permitir melhor compreensão nos seus aspectos subjetivo e particulares e assim compreendendo a relação de seus cuidadores com os demais educadores que participam da rotina dessas crianças. Também utilizando o processo quantitativo, pois assim proporcionará a quantidade de opiniões em que os entrevistados partilham e discordam sobre o presente assunto.
A observação foi realizada na Secola nº 2 Comandante Dangereux Turma A da 6ª Classe. Priorizando a 6ª Classe turma A, pelo facto dessas crianças estarem ligadas intimamente com os laços familiares e por estar em transição da criança para a adolescência, onde envolvem grandes conflitos e dúvidas que os despertam para o relacionamento com outras pessoas. É nesse alvo que a escola e pais devem estar atentos para qualquer mudança de comportamento. Os entrevistados do presente estudo foram 15 (quinze) alunos, 04 (quatro) professores, 04 (quatro) pais e 01 (uma) avó, sendo que todos estão ligados à escola especificamente aos educandos do 6ª Classe turma A. Os dados discutidos serão avaliados de acordo com a ordem de aplicação.
Procedimentos de coletas e análise de dados:
1 – Estudo e seleção sobre a literatura específica;
2 – Elaboração e aplicação de questionários inominados para os alunos, contendo questões objectivas e subjectivas referente à família e a escola; (em apêndice - A)
3 – Elaboração e aplicação de questionários inominados para os professores, contendo questões objetivas e subjetivas sobre a família e os alunos; (em apêndice -B)
4 – Elaboração e aplicação de questionários para os pais, contendo questões objectivas e subjectivas sobre a escola e os filhos; (em apêndice - C)
5 – Análise qualitativa e quantitativa dos dados