projecto
CIRCUITO PRÁTICO – SINALIZADOR
Com a montagem do circuito abaixo poderemos conseguir piscadas lentas, uma cada 10 segundos, ou mais rápidas, até apenas algumas por segundo. O projeto pode ser usado como lâmpada sinalizadora de portões, garagens, topo de torres, etc. Os resistores são de 1/4W de dissipação.
Caso seja utilizado o SCR TIC106D (Texas) o resistor Rx deve ser acrescentado ao circuito (seu valor típico é da ordem de 1k a 22k.
Esse resistor tem por finalidade evitar o disparo acidental do SCR, pela corrente de fuga que pode originar-se devido a uma tensão muito alta entre anodo e catodo. Para o SCR MCR106-6 (Motorola) não há necessidade desse resistor.
O capacitor carrega-se através do potenciômetro e do resistor de 100k, até atingir uma determinada tensão, suficiente para disparar a lâmpada neon NE-2.
A NE-2 tem uma tensão de disparo da ordem de 70V.
A figura a seguir mostra um circuito oscilador (relaxação) com lâmpada Neon NE-2 (disparo entre 56 a 70V)
FUNCIONAMENTO DE UMA LÂMPADA NEON NE-2
a) quando Sw é acionada o capacitor começa a carregar-se através de R, até atingir a tensão de disparo da NE-2; b) quando ocorre o disparo, a resistência entre os eletrodos da NE-2 torna-se praticamente nula, fazendo com que o capacitor descarregue-se através dela;
c) como resultado, temos a forma de onda mostrada ao lado, onde se observa que o tempo de carga é maior do que o tempo de descarga, levando-se em conta as constantes de tempo RC.
A constante de tempo de carga é:
= RC = (10.103).(1.10_6) = 10ms
Quando a lâmpada neon dispara a resistência entre seus eletrodos é da ordem de alguns ohms, por isso, o tempo de descarga é infinitamente menor.
Dessa