Autoridade e Autoritarismo
Autoritarismo: pessoa que quer impor a sua vontade a todo custo e a todos os envolvidos, não importando o meio em que isso se dá (espancando, gritando, xingando, ofendendo, desprezando, etc.). A pessoa não aceita diálogo e pronto. Uma diferença básica entre os dois é que a "Autoridade" respeita uma opinião contrária a sua e tenta dialogar, se preciso. Já o "Autoritarismo" não suporta ser contrariado e quer impor sua vontade de todas as formas.
Autoridade no esporte e na vida:
A autoridade exercida pelo profissional do esporte para jovens é aquela baseada na experiência adquirida, marcada pelo conhecimento de qualidade. Autoridade não é mostrar e dizer quem manda, aliás, ter autoridade não é mandar, mas exemplificar através do comportamento e de vivências anteriores.
Aquele que tem conhecimento e o expressa em seu comportamento cria naturalmente uma autoridade que o permite transmitir valores educativos, morais, sociais e culturais. Além disso, o profissional do esporte com autoridade produz uma boa comunicação com o atleta que se solidifica no respeito mútuo a conduzir o jovem ao aprendizado do equilíbrio entre o esforço individual, o prazer pelo esporte e o sucesso.
No esporte para jovens é oportuno ter um líder que saiba, quando do início de uma experiência qualquer, quais as possibilidades de acontecimentos futuros que poderão advir da mesma. Com isso o líder que detém essa autoridade sabe orientar, reorientar, modificar, interromper, reorganizar, etc. as atitudes dos jovens.
Autoritarismo no esporte e na vida:
Muitas pessoas consideram o autoritarismo um defeito. De fato, essa característica pode causar muitos problemas de relacionamento se você não souber como lidar com isso. Entretanto, em alguns casos é necessário que você tome uma posição para fazer as coisas