Projecto de pesquisa Cimentos de Mocambique
Indice 1
1.Introdução 3
2.Contextualização 4
3.Problema de pesquisa 4
4.Objectivos 4
4.1.Objectivo Geral 4
4.2.Objectivos Específicos 5
5.Hipóteses 5
6.Revisão de Literatura 5
7.Justificativa 6
8.Metodologia 6
8.1.Tipo de abordagem 7
8.2.População e amostra 7
8.3.Instrumentos de recolha de dados 7
9.Análise de dados 8
10.Resultados esperados 8
11.Apresentação, Categorização e Análise dos dados 8
12.Relatório 10
13.Constrangimentos 11
14.Conclusão 11
15.Recomendações 12
Referências bibliográficas 13
Anexos 14
1. Introdução
O presente projecto de pesquisa insere-se na cadeira de Ambiente, Género e Sociedade com a finalidade de determinar as implicações das emissões de poluentes pela Empresa Cimentos de Moçambique (CIM) na população circunvizinha, cita na cidade da Matola, que têm-se acentuado nos últimos tempos.
Investigações feitas recentemente mostram que algumas actividades industriais desenvolvidas no pais tem poluido em grande escala o ambiente, citando a empresa CIM. Com isso sentiu-se a necessidade de uma educacao ambiental.
“A Educação Ambiental é um conjunto de processos do qual o indivíduo e a colectividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidade, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial para a vida saudável e sua sustentabilidade” (Schneider, 2005, p. 115).
A educação ambiental não preocupa-se apenas com questões ambientais ligadas a conservação do meio ambiente, numa perspectiva literalmente natural ou de visao do ambiente como natureza, mas tambem preocupa-se com o ambiente numa vertente social, onde os homens coabitam e interagem entre si.
Nessa perspectiva, de olhar o ambiente numa vertente social é imprescindível a existência de uma preocupação em relação as condições ambientais em que a sociedade vive, aliando-se ainda a questão de todos indivíduos terem o direito de viver num ambiente saudável e o dever de o defenderem.
Sendo