Proje Es Cartograficas
Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano, ou seja, um pedaço de papel propriamente dito, o que sempre vai acarretar deformações.
As projeções cartográficas constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica, em coordenadas planas, mantendo uma relação direta entre elas. O uso desta técnica geométrica das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las. O uso destas técnicas são necessárias na elaboração de mapas. É possível construir uma infinidade de projeções diferentes, havendo dezenas que são empregadas na prática cartográfica. Toda projeção de uma esfera em um plano contém distorções, no sentido de que não se pode preservar em escala todas as medidas da Terra.
Por simplicidade, considera-se a superfície da Terra esférica, muito embora estes objetos possam ser melhor modelados como uma esfera achatada e técnicas mais avançadas possam levar esse aspecto em consideração. As projeções cartográficas permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano, ou seja, no mapa; elas são a base para a confecção de um mapa, constituindo uma rede sistemática de paralelos e meridianos, permitindo que esses sejam desenhados.
A projeção cartográfica é definida como um tipo de traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas. A representação da superfície terrestre em mapas, nunca será isenta de distorções. Nesse sentido, as projeções cartográficas são desenvolvidas para minimizarem as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor científico à cartografia.
Métodos
Projeção Geométrica: Baseia-se em princípios da Geometria. Pode ser obtida pela intersecção sobre a superfície de