Prointer
Como as tecnologias de gestão podem contribuir neste sentido.
O fator ambiental vem mostrando a necessidade das empresas e conseqüentemente direciona novos caminhos na sua expansão .As empresas devem mudar seus paradigmas,mudando sua visão empresarial,estratégias de investimento,tudo voltado para o aprimoramento de seu produto adaptando-o à nova realidade do mercado global e corretamente ecológico.Os empresários estão se tornando cada vez mais aptos a compreender e participar das mudanças estruturais em relação a área ambiental.
Este novo fazer foi construído, em grande parte, a partir dos resultados da Rio-92, onde a noção de desenvolvimento sustentável se alastrou e se estruturou. Porém, o que a noção e os conceitos de sustentabilidade trazem como novo desafio são os caminhos para a gestão ambiental.
Nesse aspecto, as empresas têm um papel extremamente relevante. Através de uma prática empresarial sustentável, provocando mudança de valores e de orientação em seus sistemas operacionais, estarão engajadas à idéia de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.
Neste novo paradigma, Almeida (2002) diz que a idéia é de integração e interação, propondo uma nova maneira de olhar e transformar o mundo, baseada no diálogo entre saberes e conhecimentos diversos. No mundo sustentável, uma atividade, a econômica, por exemplo , não pode ser pensada ou praticada em separado, porque tudo está inter-relacionado, em permanente diálogo.
As tecnologias de Gestão podem contribuir neste contexto,evoluindo e desenvolvendo mecanismos e formas de evidenciação que dão suporte ás decisões sobre ações de sustentabilidade.Perante a tendência de valorização deste tipo de investimento e o crescente processo de adoção de estratégias ligadas aos conceitos de sustentabilidade e de responsabilidade social