Prointer
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
PROINTER
CURITIBA/PR
2014 - Porque muitos profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
A maioria dos profissionais hoje em dia acabam não se arriscando em empreender, apostar em seus sonhos e na sua paixão, por medo de perder sua vida “estável”. Não só hoje, ou melhor, sempre tivemos a cultura de que a estabilidade financeira seria ter um trabalho fixo, um registro em carteira. O que não é mais presente nas realidades empresariais de hoje em dia. O medo de perder é muito maior do que o medo de ganhar apenas em longo prazo.
Por outro lado, aqueles que dão um jeito de transpor esses medos e dificuldades iniciais e começam a tocar os seus negócios logo se esquecem daqueles receios iniciais. Com isso em mente, o colunista da Entrepreneur Joe Matthews listou algumas afirmações errôneas que são potencializadas pelo medo – e as dicas para superar aquilo que impede você de se tornar um empreendedor de sucesso. Confira essas frases e as maneiras para reverter essas crenças e fazer sua empresa deslanchar.
“Se eu encontrar o negócio certo, eu terei sucesso.”
A afirmação se baseia na opinião de que o sucesso está mais em produtos e serviços do que nas competências do empreendedor. Pode levar a um processo de “procurar pelo em ovo” em todos os projetos de negócio – ao ver cada pequeno elemento que pode minar a iniciativa, a pessoa nem começa a empreitada. Mas empresários experientes costumam pensar que não é o negócio que traz sucesso para ele e sim ele quem traz sucesso para o negócio.
“Trabalhar por conta própria é arriscado, e eu quero uma vida confortável e normal.” Ainda que todos gostem de estabilidade, empreendedores que aceitam – e se planejam – para a inconsistência no curto prazo podem desfrutar, no fim, de uma vida cujos rumos eles mesmos escolheram.
“Tenho medo do desconhecido.”
Aqueles que têm receio de ter seu