prointer
Neste primeiro passo tiramos uns tópicos que achamos importante para o plano de Marketing da empresa GPA.
Os tópicos são:
“Os impactos revolucionários das novas tecnologias – a internet, o correio eletrônico, os aparelhos de fax e os softwares de automação de vendas - e das novas mídias – a TV a cabo, a videoconferência, os CDs, publicações pessoais – sobre o mercado e as práticas de marketing. O cenário do mercado mudando tão rapidamente”.
Na época, existiam três abordagens. A abordagem da mercadoria descrevia as características dos diversos produtos e o comportamento dos consumidores em relação aos mesmos. A abordagem institucional descrevia como funcionavam as diversas organizações do marketing, tais como atacadistas e varejistas. A abordagem funcional descrevia como as diversas atividades de marketing – publicidade, força de venda , politica de preços – atuavam no mercado”.
Percebi também que os objetivos negociáveis no mercado incluíam mais do que produtos e serviços; podemos fazer o marketing de pessoas, lugares, ideias, experiências e organizações. Meu desejo de compreender estas aplicações menos rotineiras do marketing levaram-me a pesquisar e publicar Marketing de alta visibilidade (marketing pessoal), Marketing de lugares e O marketing de nações: uma abordagem estratégica para construir as riquezas nacionais (marketing place), e marketing social: estratégias para alterar o comportamento público (marketing de ideias), bem como alguns artigos publicados sobre marketing de experiência e marketing de organizações.
“No entanto, muitos anos se passaram antes que inúmeras empresas começassem realmente a experimentar a transformação do modo de pensar “de dentro para fora” para o modo de pensas de fora para dentro”.
Mesmo hoje em dia ainda há muitas empresas atuando como o foco na venda de produto em vez de com o foco na satisfação das necessidades.
Existem três tipos de empresas: as que fazem as coisas