PROGRESS O CONTINUADA Trab
A Progressão Continuada na teoria e na prática
Para os educadores, ela representa mais um fator que dificulta a avaliação dos alunos e os incita muitas vezes ao descaso e a indisciplina. Para os pais, representa mais uma falha nos serviços públicos oferecidos pelo governo. Para os alunos, representa um alívio. Para o Estado representa um corte de gastos no orçamento, otimizando os recursos e a rotatividade dos alunos, diminuindo assim a necessidade de criar mais vagas. Para o mercado de trabalho, representa a mão de obra com a escolaridade mínima necessária para ingressar nas vagas disponíveis. Cada parcela da sociedade encara a Progressão Continuada de uma forma; e isto ocorre por que ainda há muita desinformação a respeito do que realmente ela é, e quais são seus reais objetivos, assim como o fato de que ela não é efetivamente executada da maneira que deveria ser. Com o objetivo de conhecer melhor todos os seus aspectos, justificativas, estrutura e objetivos, realizamos esta pesquisa; que visa também promover uma reflexão sobre quais necessidades de reformulação a Progressão Continuada possui; e como nós, educadores, articularemos nossas práticas pedagógicas dentro deste sistema de ensino.
O que é Progressão Continuada?
É uma das formas básicas de ensino, que não prevê a reprovação do aluno, mas a sua recuperação por meio de aulas de reforço e acompanhamento pedagógico; garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola.
A Progressão Continuada é uma deliberação do conselho do Estado de São Paulo, na qual se exige uma avaliação continuada e o comprometimento da escola e dos professores para com seus alunos.
Quando e por que foi implantada a Progressão Continuada no estado de São Paulo?
A Progressão Continuada foi implantada em 1997 na rede Pública do Estado de São Paulo, durante o mandato do governador Mário Covas. A implantação desse sistema surgiu para combater os problemas da repetência e da evasão escolar, pois o governo precisava