ppp
Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho). Para ela, as atividades manuais e físicas com objetos definidos ajudavam à organização interna das crianças. Todo o trabalho de Montessori se apoia sobre uma série de materiais didáticos, organizados em cinco grupos: material de exercícios para a vida cotidiana, material sensorial, de linguagem, de matemática e de ciências. Os materiais compreendem quebra-cabeças, letras em madeira ou lixa, diferentes alfabetos para compor palavras, formas variadas, barram de contagem, algarismos em lixa e madeira, conjuntos de contas coloridas etc... Segue abaixo alguns materiais didáticos criados a partir das ideias de Maria Montessori.
Ecobrinquedo “Maquina de somar”
Faixa etária: de 4 a 8 anos
Materiais utilizados: 1 articulação de cano de pvc podendo ser de 2 a 4 polegadas em Y, um garrafa de amaciante de roupas de 5 litros vazia e com tampa, tampas de garrafas pets, estilete, marcador permanente e tinta colorida.
Como confeccionar: Com o marcador permanente, marque a circunferência do cano no fundo da garrafa e utilizando o estilete, faça o corte sobre a marca. Coloque o cano dentro do buraco feito com o estilete de maneira que apenas as articulações fiquem expostas (se o buraco ficar maior que o cano, preencha o espaço sobressalente com cola quente ou massinha de modelar, pois é importante que o cano não saia durante sua utilização), em seguida pinte com tinta colorida e decore como preferir. As tampas serão utilizadas como o objeto de contagem.
Sugestão de aplicação: A “Maquina de Somar”, será usada nas aulas de