Programação
Evandro Vieira de Carvalho Junior
Uberlândia, 18 de Setembro de 2013
Análise Empírica de Algoritmos de ordenação
Evandro Vieira de Carvalho Junior
Trabalho apresentado ao Centro Universitário do Triangulo como parte da aprovação no curso de Analise de Algoritmos ministrada pelo professor Humberto
Uberlândia, 18 de Setembro de 2013
Analise empírica de algoritmos de ordenação
Objetivo: Fazer analise empírica de quatro algoritmos de ordenação, Quicksort, Heapsort, Bubblesort e Insertsort, que seram apresentados em forma de relatório técnico.
Introdução:
Uma das formas mais simples e eficientes de avaliar um algoritmo é através de analise empírica. Analise empírica de um algoritmo é a analise por meio de experimentação e observação da execução do programa correspondente ao algoritmo.
Esse tipo de avaliação se baseia do desenvolvimento de uma implementação correta e completa do algoritmo e depende não apenas na natureza dos dados de entrada utilizados, mas também de outros fatores como hardware, compiladores e sistemas utilizados.
Um dos problemas da analise empírica é que a implementação que for feita com mais cuidado que um outra, ou seja, mais otimizada, pode levar a comparações equivocadas, uma alterativa é a analise matemática de algoritmos que é especialmente útil quando analise experimental consome uma quantidade significativa de tempo ou quando se faz necessário uma indicação de eficiência antes de qualquer investimento de desenvolvimento. Para melhor analise será apresentado também na analise os melhores e piores casos da analise matemática dos algoritmos que serão usados para testes.