Programação
1.1.
O que é robótica?
Se buscarmos no Aurélio teremos “ Robótica: s.f. Ciência e técnica da concepção e construção de robôs.” O termo robô foi extraído de uma peça de teatro e significa trabalho escravo, monótono. A palavra robô ganhou popularidade a partir do livro “I Robot”, escrito por Isaac Asimov.
Foi por meio dos estudos de Leonardo da Vince que os caminhos para o estudo da robótica foram abertos, pois seus estudos sobre anatomia humana permitiram que se criassem articulações mecânicas.
A robótica é um ramo que une computação, eletrônica, mecânica através de circuitos, sensores, controladores, motores, com uma única finalidade. Unir todas essas partes e fazer com que a maquina ganhe vida, assim como referiam-se nos mitos
“maquinas que ganhavam vida”, essas são as primeiras referencias que se tem sobre robôs, e estas vieram dos gregos.
O primeiro robô foi criado em 1738 por Jacques de Vaucanson, que fez um andróide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que comia e defecava.
Em 1948, Grey Walter, da Universidade de Bristol, criou o primeiro robô autônomo eletrônico. A robótica se desenvolveu conforme a necessidade, no ramo industrial a medida que as empresas necessitavam encurtar os gastos com o operariado, as máquinas eram desenvolvidas para assumir postos dentro da industria, com o intuito de reduzir assim os gastos e aumentar a produção.
Na área social, vieram robôs para atender às necessidades da população, como exemplo temos os braços e pernas mecânicos que vieram para reabilitar as pessoas que de algum modo foram afastadas do mercado de trabalho.
Em 1986 A Honda começou o seu desenvolvimento no ramo da robótica chegando hoje à um nível satisfatório, o Asimo (Advanced Step in Innovative
Mobility), robô humanóide mais avançado do mundo. Apesar de existirem diversos outros robôs humanóides que podem andar, nenhum deles possui o andar suave e realista do Asimo.
A necessidade de se